sábado, 2 de janeiro de 2010

Mesmo longe de suas famílias policiais militares garantem a tranquilidade das famílias na festa da virada do ano em praia de atalaia

Sergipe


As primeiras horas de 2010 foram de grande festa na orla da praia de Atalaia, em Aracaju. Sergipanos e turistas que decidiram passar o réveillon na capital brindaram a chegada do ano novo em clima de paz e alegria. Para dar as boas-vindas a 2010 e garantir o sucesso do evento, a Polícia Militar executou um planejamento de segurança que empregou cerca de 450 soldados de várias unidades da PM, atuando no policiamento do circuito da festa e no entorno da orla de Atalaia, garantindo, assim, a segurança do público interno e externo ao evento. O policiamento nos bairros, por sua vez, permaneceu funcionando normalmente através das companhias e batalhões de área na Grande Aracaju.



Os festejos da capital tiveram início às 21 horas, com a tenda eletrônica montada pela prefeitura de Aracaju, e seguiram no palco principal, com as apresentações artísticas da cantora Simone, do sambista Jorge Aragão e da banda sergipana Alapada, que animaram a festa até os primeiros raios de sol do dia 1º de janeiro. Todo o evento foi monitorado pelo helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), que auxiliou o policiamento ostensivo preventivo em terra. O comando do policiamento local ficou sob a responsabilidade do capitão Edivaldo Barbosa, comandante da 5ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (Companhia de Policiamento Turístico), que teve o apoio de outros oficiais da Polícia Militar.



O efetivo esteve dividido em 12 patrulhas a pé, que atuaram em toda a extensão da orla, com o apoio de 22 postos elevados de observação. Já o policiamento periférico foi efetuado por tropas especializadas, com o emprego de 20 carros e caminhonetes, 11 motocicletas e quadriciclos, além de 12 conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon). O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju ficaram responsáveis pelo balizamento do trânsito e acesso de condutores por vias alternativas. Já o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), a Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), o Grupamento Tático de Motos (Getam) e a 5ª Cia/1º BPCom realizaram o patrulhamento das vias próximas, para coibir a prática de furtos e outras ilicitudes.



O trabalho da Polícia Militar, em parceria com a Polícia Civil, SMTT, Samu e Corpo de Bombeiros, resultaram no sucesso do réveillon da capital, que atraiu milhares de sergipanos e turistas para a orla de Atalaia. A segurança, a beleza do show pirotécnico e as atrações artísticas embalaram a chegada do Ano Novo, num cenário de harmonia e paz.



Para o bombeiro militar Josivan Brito de Araujo, que veio de Boa Vista (Roraima) para apreciar o réveillon em Aracaju, a alegria e a tranquilidade marcaram sua primeira visita à capital sergipana. “Considero [Aracaju] um bom ponto turístico para visitar. A cidade é muito tranqüila com relação à segurança e as pessoas são hospedeiras”, elogiou o militar, que integra a Força Nacional de Segurança Pública e já esteve em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Manaus. Josivan está na capital desde o dia 28, a convite de amigos, e segue para Brasília no dia 2 de janeiro. “Pretendo retornar a Aracaju, sempre que possível, para reecontrar os amigos e desfrutar as belas praias sergipanas”, concluiu.




Ocorrências - De acordo com o capitão Giovani, comandante do policiamento na área destinada às apresentações artísticas, o maior número de ocorrências teve como causa o consumo de bebidas alcoólicas e foi encaminhada para o Samu. Casos de furos também foram notificados e encaminhados ao Posto de Comando da Polícia Militar para que fossem adotadas as providências cabíveis.









fonte:ascom/pm-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são livres, porém o blog se reserva o direito de excluir ou não (a não ser por força de lei) comentários que contenham palavras de baixo calão ou ofenças a policiais ou ao blog.