domingo, 11 de abril de 2010

POR QUE OS GOVERNANTES DISCRIMINAM SUAS POLICIAS DE FARDA?

Já existiu a algum tempo uma certa indiferença entre policiais civis e militares, uma certa aversão entre as categorias, hoje as corporações desenvolvem ações conjuntas e fala-se até em unificação, mas essas disparidades históricas estão longe de acabar se depender das ações de alguns governos estaduais que insistem em discriminar  a policia militar em detrimento de outras categorias da segurança pública.
Tomamos como exemplo o estado de Sergipe onde no ano de 2008 o governador Marcelo Deda Chagas (PT) após uma negociação com a policia militar concedeu um reajuste de 10% sob a justificativa de que não haveria condições financeira para o estado conceder reajuste maior naquele ano sendo que na mesma ocasião a policia cicil foi contemplada com um generoso reajuste que variava entre 300 e 450%, vale ressaltar que houve vários movimentos, greves e protestos por parte da categoria que exigiam um salário igual a 45% do de um delegado.

segurança é prioridade do governo...???
                  panfleto das associações unidas, as cifras da discriminação
Ano seguinte, 2009, o governador novamente anuncia um reajuste a PM de Sergipe, 15% desta vez.
Mas não ficou por aí não, em contrapartida com o reajuste da PC os heróis de farda ganharam viaturas novas, armamentos e equipamentos para trabalhar e combater a bandidagem consolidando Sergipe como o estado que mais investe em segurança ( veja reportagem).

diante de tanta humilhação surge a ASSOCIAÇÕES UNIDAS

A união de 07 associações em luta com todos os policiais oficiais e praças fazendo uma série de protestos e movimentos como o famoso tolerância zero, onde os policiais só sairiam para as ruas com viaturas em perfeitas condições, coletes a prova de balas e curso de condutor de viatura especial, fez o governador reconhecer a força da policia que trabalha.
                                                                 
                 menbros das associações unidas em reunião com o cmdo da PM 

Discriminação também com os irmãos da PM-PE



O governador concedeu um reajuste de mais de 40% à Polícia Civil, enquanto a briosa PMPE recebeu apenas 10%. Como era de se esperar de toda e qualquer POLÍCIA que preza a honra e a dignidade, reagiram e ameaçaram radicalizar contra este tratamento discriminatório e desigual. (veja reportagem)

Na Bahia
 governador Jackes Wagner chama policiais de baderneiros e irresponsáveis, diz que não merecem o salário que recebem.

clique aqui e veja a reportagem.







Sergipe:

Segundo acessoria do governador  de Sergipe seria inviável dar um reajuste a policia militar igual ao da policia civil, pois o efetivo é muito maior e o estado não teria condições de pagar.
"Seria justo a policia militar ser penalizada dessa forma por ter seu efetivo em delegacias fazendo trabalho de policia civil tendo que aumentar seu efetivo para no final a policia civil receber reajuste salarial?" comentou o capitão Samuel representante das associações unidadas á época do movimento, já os policiais militares acham que o fato de a PM sofrer discriminação na hora de ter seus vencimentos aumentados é a vedação de movimentos grevistas a classe, por isso fica dependendo da boa vontade ou reconhecimento dos governantes.

Ainda no estado de Sergipe apesar dos avanços, a luta pela isonomia salarial dentro da SSP e outros benefícios de direito da classe como carga horária e nível superior continua, pois o governo não cumpriu o prometido como carga horária  e nível superior para praças e oficiais, sem falar que as perseguições aos líderes do movimento continua e o RDE é aplicado com rigidez aos militares.


Unidos somos fortes, não há vitória sem luta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são livres, porém o blog se reserva o direito de excluir ou não (a não ser por força de lei) comentários que contenham palavras de baixo calão ou ofenças a policiais ou ao blog.