quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

GOVERNO DO RIO INAUGURA MAIS UMA UNIDADE DE POLICIA PACIFICADORA

Rio de janeiro



O governador do Rio, Sérgio Cabral, e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, inauguram, na manhã desta quarta-feira, a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) das comunidades Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio. Ao todo, 340 policiais vão patrulhar a região. Também nesta manhã, 80 homens do Batalhão de Choque estão posicionados no entorno das favelas Ladeira dos Tabajaras e dos Cabritos, que também receberão uma UPP. De acordo com o governador, em 2010, o projeto de pacificação vai chegar à Zona Norte.

Segundo o comandante da UPP do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, Leonardo Nogueira, a companhia é formada por 300 militares que acabaram de se formar na academia da Polícia Militar. Eles serão auxiliados por 40 cabos e soldados, que faziam parte do 19º BPM (Copacabana). Deste total de PMs, cem homens serão deslocados posteriormente para as comunidades dos Tabajaras e dos Cabritos. A UPP fica na sede do Grupamento de Policiamento de Áreas Especiais (Gepae), no Espaço Criança Esperança, no alto do Cantagalo. Com a inauguração desta unidade, são cinco comunidades pacificadas. As outras quatro são - Cidade de Deus, Batan, Dona Marta e Chapéu Mangueira.

Mapas mostram onde ficam as favelas ocupadas pela polícia

Logo no início da manhã, o 19º BPM (Copacabana) reforçou o patrulhamento no bairro para evitar que traficantes façam alguma retaliação à ocupação da Ladeira dos Tabajaras e dos Cabritos. Com a futura implantação da UPP, será possível garantir a segurança da orla, que faz parte do corredor turístico da Zona Sul, restando fechar o ciclo com a Rocinha e o Vidigal, em São Conrado. Esta região até o Centro do Rio é responsável por cerca de 50% dos empregos formais da cidade.

No fim de novembro, o secretário havia dito que cem mil pessoas seriam atendidas pelas UPPs até o término de 2009. Para 2010, a previsão é que sejam atendidas 300 mil pessoas, com o emprego de 3.300 policiais treinados até fevereiro e, em julho, abertura de concurso para a contratação de mais 4 mil policiais. Segundo a Secretaria de Segurança, a gratificação de R$ 500 para os policiais que trabalharão nas UPPs já está garantida pela prefeitura.

A ocupação policial nos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo começou no dia 30 de novembro. As comunidades ficam nos bairros de Copacabana e Ipanema. A operação reuniu cerca de 300 policiais, sendo 70 do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que tiveram o apoio de blindados e de dois helicópteros da Polícia Civil.

 
extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são livres, porém o blog se reserva o direito de excluir ou não (a não ser por força de lei) comentários que contenham palavras de baixo calão ou ofenças a policiais ou ao blog.