quinta-feira, 8 de julho de 2010

SSP detalha prisão de quadrilha que assaltava agências bancárias e que matou escrivão

Sergipe





Fotos: Jadilson Simões/SSP
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresentou na manhã desta quarta-feira, dia 7, na Academia da Polícia Civil (Acadepol), detalhes da operação que resultou na prisão de nove pessoas envolvidas com assaltos a agências bancárias e a unidades dos Correios em Sergipe. A quadrilha vinha sendo investigada pelo Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), Delegacia Regional de Itabaiana e Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol). As prisões ocorreram quando a quadrilha preparava-se para praticar mais um roubo a malotes no município de Lagarto.

Foram presos Nildo Macedo da Silva, mais conhecido como Bida, Evanildo dos Santos Nascimento, o Mago, Marcelo de Lima Silva, vulgo Cabeça, Erisvaldo Pereira de Souza Silva, conhecido como Ninja, Carlos Vanderson Vieira dos Santos, o Sete Facadas, Wilton Nogueira, o Boy, e Rita Alves de Góis. Foram apreendidas nove armas de fogo, sendo seis pistolas e três revólveres. A coletiva contou com representantes das polícias Civil e Militar.

As prisões ocorreram nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Areia Branca, Itabaiana e Lagarto, por policiais do Cope, Delegacia Regional de Itabaiana, Grupamento Especializado Táticos de Ações com Motos (Getam), Delegacia Regional de Lagarto, Dipol, Coordenadoria das Delegacias do Interior (Copci), e Comando de Operações Especiais da Polícia Militar.

O crime já vinha sendo arquitetado por “Mago”, que, após receber de Rita as informações sobre a movimentação nos bancos no município de Lagarto recrutou, em Arapiraca, “Cabeça” e “Ninja” para a prática do crime. Em seguida, recrutou “Bida”. O crime seria cometido na manhã da segunda-feira, dia 6 de julho. Durante as investigações, a polícia constatou que “Bida”, “Ercinho” e “Sete facadas” haviam praticado o roubo aos correios de Frei Paulo, quando foi morto o escrivão Flávio Santos de Oliveira Matos.

“Bida” e “Ercinho”, segundo o delegado André Baronto, do Cope, foram os que entraram nos correios e “Sete Facadas” foi o responsável pela fuga deles. Após o crime, “Sete facadas” entregou as armas a “Boy”. Com “Boy” foram apreendidas cinco pistolas, dois revólveres, munições e carregadores. Entre as pistolas apreendidas estão as utilizadas no roubo aos correios de Frei Paulo e que possivelmente vitimou o escrivão de polícia.

Bida confessou a prática dos roubos aos Correios de Itabaianinha, Areia Branca e Frei Paulo, bem como do Ponto Banese localizado na Cehop. Neste último, acompanhado de “Mago” e “Sete facadas”. Em relação ao roubo aos correios de Frei Paulo, “Bida” afirmou que entrou na agência com “Ercinho”, enquanto “Sete facadas” era o responsável para fuga. Bida ainda disse que como a polícia chegou os planos mudaram e acabaram fugindo na viatura e, no momento da fuga, “Ercinho” teria atirado contra o escrivão.

O superintendente da Polícia Civil pede que a população possa denunciar através do Disque-Denúncia (181) o paradeiro de Ercinho, o último a ser preso. “É uma questão de tempo. Ercinho e mais dois tiraram a vida de um servidor nosso. Vamos procurá-lo sem para e com certeza vamos prendê-lo, mas é importante que a sociedade possa nos ajudar nesse e em qualquer outro crime”, destacou João Batista.

 



O coronel Iunes, delegados Thiago Leandro, André Baronto, João Batista, e o capitão Gilmar
Histórico



Todos os presos, segundo o que foi apurado pela polícia, são ex-presidiários, a maioria condenada por roubos. “A gente lamenta, pois a maioria deles já praticou o mesmo crime e, soltos, não farão outra coisa senão roubar novamente. Infelizmente o histórico deles mostra isso”, destacou João Batista. Carlos Vanderson, o Sete Facas, que participou do crime em Frei Paulo e do homicídio que vitimou o escrivão da Polícia Civil, já foi preso por porte ilegal de arma de fogo em 2007, em Itabaiana; e em 2006, foi preso por roubo em Lagarto.



A entrevista coletiva contou com as presenças do coronel Maurício Iunes, comandante da PM na capital; do delegado Thiago Leandro, diretor do Cope; do capitão Gilmar Santana, do Getam. As investigações continuam para identificar e prender outras pessoas envolvidas com a quadrilha.
 
 
 
fonte:http://www.ssp.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são livres, porém o blog se reserva o direito de excluir ou não (a não ser por força de lei) comentários que contenham palavras de baixo calão ou ofenças a policiais ou ao blog.