quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SSP implanta modelo integrado de policia comunitária na área da zona de expansão de Aracaju

Sergipe








A Secretaria da Segurança Pública (SSP) estará implantando na área da zona de expansão de Aracaju um modelo integrado de atuação das polícias a fim de solucionar alguns problemas que acontecem na região. Representantes de comerciantes e de moradores de conjuntos e condomínios que compõem a área da Zona de Expansão de Aracaju estiveram na tarde desta terça-feira, 31, na sede da superintendência da Polícia Civil para fazer reivindicações aos gestores de segurança pública. O superintendente da Polícia Civil, João Batista, o comandante da Polícia Militar, coronel José Carlos Pedroso, a coordenadora da Polícia Civil da capital, katarina Feitoza, o comandante do policiamento militar da capital, coronel Maurício Iunes, e o coordenador da polícia comunitária, major César Bispo, receberam a comitiva e ouviram os reclames.

A comunidade local reivindica, principalmente, a implantação de um trabalho mais integrado das polícias Civil e Militar, tendo como filosofia o policiamento comunitário. Na oportunidade, o delegado da 4ª Delegacia Metropolitana, Jeferson Alvarenga, localizada no conjunto Augusto Franco, que atende a área em discussão, apresentou um projeto de Gestão Integrada em Segurança Pública (Gisp), que já vem sendo discutido com a população local. “O projeto passa pela necessidade de revermos o modelo de segurança pública existente, a participação da comunidade no contexto segurança pública e a partir daí montarmos novos paradigmas condizentes com a realidade da região”, destacou Alvarenga.

Para o superintendente João Batista, a iniciativa é louvável e deve ser seguida por todos os gestores das polícias Civil e Militar. “Essa iniciativa do delegado Jeferson Alvarenga é muito importante, pois vem conciliando o trabalho operacional e uma aproximação com a comunidade, tendo como base o trabalho de policiamento comunitário. É importante que essa iniciativa sirva de exemplo para outras unidades policiais do nosso Estado”, destacou Batista.

O projeto será implantado inicialmente em parte da área de circunscrição da 4ª Delegacia Metropolitana, que abrange os conjuntos Augusto Franco e Orlando Dantas, os bairros Atalaia, Aeroporto e Farolândia, além das habitações da Zona de Expansão. De acordo com números do ano de 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatísticas (IBGE) a região soma uma população de mais de 100 mil habitantes.

Só na Zona de Expansão os moradores chegam a mais de 17 mil moradores com mais de cinco mil domicílios. Esses números hoje são bem maiores por conta do grande avanço imobiliário na região. A presidente do conselho de segurança pública da Zona de Expansão, Irene Ferreira Coutinho Coutinho, saiu satisfeita do encontro e acredita que a parceria polícia e comunidade dará bons frutos. “O objetivo é aplicar esse programa de integração das polícias para que haja um combate maior a criminalidade com o apoio da comunidade.

Pedimos um efetivo da Polícia Militar mais compacto, sem troca de militares, além da aquisição de um veículo tipo camionete, pois a área está crescendo muito e existem locais de difícil acesso. Acredito que com o empenho da SSP as coisas vão acontecer e com a integração das forças policias e o nosso apoio chegaremos a bons resultados”, comentou Irene.

No final do encontro, o superintendente João Batista e o comandante Pedroso anunciaram que o processo de integração entre as polícias na região será acelerado e no dia 14 de setembro, data da primeira reunião para tratar do Gisp, eles estarão presentes. Além disso, Batista afirmou que toda a estrutura das unidades especializadas da Polícia Civil está à disposição das investigações conduzidas pelo delegado Jeferson Alvarenga.



fonte: http://www.pm.se.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são livres, porém o blog se reserva o direito de excluir ou não (a não ser por força de lei) comentários que contenham palavras de baixo calão ou ofenças a policiais ou ao blog.