A dias da copa do mundo policias militares de vários estados paralisam atividades e deflagram movimentos conhecidos como greve branca e operação tartaruga.
As reivindicações são uníssonas, reajuste salárial, melhor tratamento e condições de trabalho.
Articula-se ainda paralisações durante a copa.
Conforme o mapa da violência em 2013 o Brasil atingiu níveis acima da média de crimes violentos envolvendo arma de fogo, de acordo com a OMS, organização mundial de saúde, a média
suportável é de 10 homicídios por 100 mil habitantes enquanto o Brasil chegou a mais que o dobro desses valores.
De acordo com o mapa da violência os estados mais violentos são Alagoas, Espírito Santo, Pará, Bahia e Paraíba, mas, embora S.Paulo e Rio (sedes da copa) tenham tido uma retraída na violência em meados de 2013 com investimentos na segurança principalmente com a criação das UPP`s no Rio, as ocorrências de crimes aumentaram em 2014 de acordo com informações do ISP, instituto de segurança pública, orgão ligado a secretaria de segurança pública.
Insatisfação dos policiais
Das 27 policias militares do Brasil todas entraram em greve ou fizeram movimentos reivindicatórios do ano de 2012 até hoje, ou alguma está com atividades paralisadas como a PM de Pernambuco está hoje.
A insatisfação com o tratamento dado dos governos estaduais é geral, os salários defasados com anos sem reajuste e regulamentos onde os policiais são tratados pior que bandidos, citamos o estado de Sergipe onde o governador quase conseguiu instituir um regulamento onde o policial poderia ser preso até por ordem da própria esposa e ainda normalizava ao superior espancar o subordinado em caso de descumprimento de ordem.
Reivindicações de PM´s são quase as mesmas, veja.
Policiais fazem greve branca em vários estados, violência aumenta, sociedade faz justiça com as próprias mãos e surgem justiceiros
vários governos há anos não dão reajustes as policias militares como exemplo ainda em Sergipe onde a PM não tem reajuste desde 2009 e a discriminação é evidente dentre outras categorias como a policia civil e demais.
No inicio do ano a PM do Distrito federal iniciou uma espécie de operação tartaruga, (atendimento e policiamento em passos lentos), o fato gerou aumento significativo de ocorrências envolvendo roubos e homicídios.
No Rio de janeiro surgem justiceiros, em grupos jovens agem com agressão contra suspeitos de roubos e outros grupos são mais violentos chegando até a execução.
Em Sergipe governo não atende reivindicações de policiais militares que seguem com efetivo reduzido e em greve branca, em situações diferentes três suspeitos de assaltos e homicídios são capturados e espancados por populares, um deles até a morte, veja aqui. Homicídios, roubos e assaltos a estabelecimentos vêm aumentando significativamente.
PM da Bahia entra em greve no mês de abril e onda de saques e violência tomam conta de Salvador, governador termina negociando e os policiais saem vitoriosos, porém com a prisão do vereador e líder dos policiais Marco Prisco a Bahia corre o risco de nova greve e os policiais falam até em greve branca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são livres, porém o blog se reserva o direito de excluir ou não (a não ser por força de lei) comentários que contenham palavras de baixo calão ou ofenças a policiais ou ao blog.