Há pelo menos seis meses o grupo liderado por Marcos Michel Santos Ferreira, 18 anos, vinha cometendo assaltos contra postos bancários, lojas e transeuntes em Aracaju e municípios do interior de Sergipe. Ele foi preso hoje, 21, juntamente com dois comparsas, acusado de assassinar a tiros o vigilante Vagner dos Santos Chagas, 25, durante uma tentativa de roubo ao ponto Banese de Salgado, distante 53 quilômetros de Aracaju. O crime foi filmado pelo sistema interno.
Além de Marcos Michel, foram detidos um adolescente com 17 de idade, e Cínthia Santos Souza, 26, que estava com a dupla momento em que eles foram detidos pelo Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati), da Polícia Militar, momentos após o crime, em Itaporanga D´Ajuda. Um quarto homem, identificado como Adriano Bento da Silva, 28, que está foragido do Sistema Penitenciário teria sido ferido durante troca de tiros com a vítima, continua sendo procurado. Há ainda mais dois integrantes da quadrilha que não agiram em Salgado, mas que participaram de outros delitos.
Segundo o assessor de comunicação da PM, tenente-coronel Marcony Cabral, três equipes do Gati foram mobilizadas assim que populares ligaram para o Centro Integrado de Operações em Seguranla Pública (Ciosp 190), e fizeram um cerco na região, com o 7º Batalhão da PM. Também houve apoio da Polícia Civil e do Grupamento Tático Aéreo (GTA). "Houve perseguição até o povoado Sapé, em Itaporanga, onde os três foram capturados em duas motocicletas - uma Honda Fan e uma Yamaha YBR, portando quatro revólveres calibre 38 e duas bolsas roubadas", explicou Marcony.
O caso foi encaminhado ao Completo de Polícia Especializada (Cope), onde o diretor da unidade, delegado Everton Santos, informou que a quadrilha vinha agindo desde maio deste ano, pelo menos. "Já sabemos de pelo menos 10 assaltos recentes cometidos por eles e vamos continuar investigando para identificar e localizar outros comparsas. Um deles, o Adriano Bento, esteve na tentativa de assalto de ontem ao Posto Banese do conjunto Augusto Franco, em Aracaju", informou.
O caso de terça-feira é investigado pela delegada Mayra Moinhos, da 4ª Delegacia Metropolitana, que também interrogou os detidos. "Estamos colhendo mais provas, mas já temos certeza do envolvimento deles em diversos crimes. Todas as quatro armas apreendidas foram tomadas de vigilantes, inclusive da desta quarta-feira, depois que eles executaram o Vagner já ferido no chão. Uma das motocicletas usadas nos crimes foi roubada na segunda-feira, no interior do estado", acrescentou Everton Santos, durante coletiva à imprensa.
com informações da ssp/se