terça-feira, 8 de novembro de 2011

Polícia Militar desocupa a USP







usp-3Cerca de 400 policiais da Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) de São Paulo, acompanhados das guarnições do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Cavalaria da PM desocuparam no início da manhã dessa terça-feira (dia 08 de Novembro) o prédio da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP). Na operação mais de 60 estudantes que estavam no local foram detidos e estão sendo agora encaminhados para um ônibus da PM. Segundo informações dos estudantes que estavam do lado de fora da Reitoria, alguns detidos já foram para um distrito policial próximo da USP.
No momento, um contingente considerável de estudantes permanece próximo ao prédio da Reitoria, protestando contra as prisões. Estes estudantes estão cercados por um número expressivo de militares da Tropa de Choque. Outro contingente de policiais está nas dependências da Reitoria, revistando o local.
A ação da Reintegração de Posse começou a ser executada no final dessa madrugada, com a mobilização ostensiva das forças policiais, incluindo dois helicópteros Águia da PM. O prazo legal para o cumprimento da Reintegração terminava ontem, mesmo dia em que os estudantes realizaram uma assembleia em que decidiram manter a ocupação.
usp-4Cabe lembrar que a origem desse acontecimento se deu pela prisão de três estudantes no estacionamento do prédio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que, segundo as informações da PM, portavam maconha. Nesse mesmo dia os ânimos entre a Polícia Militar e os estudantes – que tentavam impedir que seus colegas fossem presos – se exaltaram. No estacionamento da mesma Faculdade um conflito se estabeleceu – e a polícia militar interveio com uso de bombas e gás de pimenta. Como relatado em um artigo anteriormente publicado nesse mesmo site, logo após a ação de resistência, na noite de 27 de outubro, e após uma assembleia geral emergencial, os estudantes ocuparam o prédio da administração da FFLCH, tendo como reivindicação principal a revogação do convênio que a Universidade firmou recentemente com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Os estudantes ainda apresentam outras demandas relacionadas às questões de segurança, como melhorias na iluminação dos campus universitário e no sistema de transporte interno da USP.


fonte: passapalavra.info

Um comentário:

Os comentários são livres, porém o blog se reserva o direito de excluir ou não (a não ser por força de lei) comentários que contenham palavras de baixo calão ou ofenças a policiais ou ao blog.