¶247 –"Esta semana, a Assembleia vota a proposta do governador Jackson Barreto para fazer o concurso da Polícia Militar. Demorou muito tempo na Assembleia, mas graças a Deus, está tudo em paz. Quero aumentar o efetivo da Polícia e melhorar a segurança”.
A publicação acima foi feita pelo governador em exercício Jackson Barreto (PMDB), em seus perfis no Twitter e no Facebook, nesta segunda-feira (11), tratando de uma questão que tem gerado muita expectativa na sociedade, que é a realização de concurso público para a PM no Estado. O projeto que autoriza a realização do concurso já foi aprovado pelos deputados na semana passada. O edital, segundo informações do próprio governo, deve ser lançado em até 60 dias.
Na última sexta-feira (8), os deputados estaduais Angélica Guimarães (PSC) e Samuel Alves (PSL) entregaram os projetos aprovados na Assembleia Legislativa ao secretário chefe da Casa Civil, Silvio Santos, que garantem uma série de benefícios aos militares e deixa o governo do Estado apto para promover o concurso publico para 600 policiais, incluindo bombeiros.
Entre as vantagens para a categoria foram asseguradas estabilidade após três anos de carreira (antes eram 10 anos para todos os militares); aposentadoria aos 30 anos de carreira, independente de processos judiciais; carga horária máxima da Gratificação de Atividades em Eventos (GRAE) definida em oito horas; manutenção dos salários dos soldados engajados e a aposentadoria para todos os militares aos 60 anos (antes ela atendia apenas os coronéis) e limitação em 10 GRAE mensais.
Nesta segunda-feira, Samuel ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, para relatar a entrega dos projetos e cobrar que o governo publique o edital do concurso. “A gente espera que o governo divulgue a data do concurso público. O edital está pronto há mais de sete meses na Secretaria de Estado da Administração. Não há mais desculpa agora para o governo não anunciar o concurso. Há uma necessidade e o Ministério Público ingressou com uma ação pedindo o concurso com 2,2 mil vagas. Eu espero que o governo faça, ao menos, o concurso para uma dessas vagas”, disse.
Fonte:www.brasil247.com